quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Distinta criação

John Moreton Drax Plunkett, mais conhecido por Lord Dunsany, autor deste livro de contos, parece ser a inspiração para grandes autores da fantasia dos últimos tempos e um dos fundadores da ficção especulativa. E isso nota-se em cada linha que escreve.

Se anteriormente elogiei Tim Powers pela sua imaginação literária, então neste caso não me resta senão idolatrar a distinção com que Lord Dunsany escreve a cada duas páginas. A cada duas páginas, um conto diferente, um mundo inteiro para conhecer. E estes mundos para conhecer poderiam ser um simples cliché, mas a cada novo conto, de facto toda uma nova história é desvendada, com personagens inteiramente distintas mas sempre surpreendentes. E apesar de haver ligações entre as vária histórias, seja a apresentação de uma personagem já conhecida ou a própria lembrança do narrador de uma história passada, sentimos uma enorme satisfação por podermos sentir sempre a cada novo relato uma emoção diferente da anterior, de personagens que tentam sempre quebrar a barreira das suas vidas para desvendar a existência do irreal. The Book of Wonder é o título perfeito para esta compilação de contos de literatura fantástica.

Em cada conto, a forma como nos narra os acontecimentos, como se já de antemão conhececemos as circunstâncias de cada história, nunca nos deixa no desconhecimento de uma imaginação tão própria, de uma criação tão individual, de um universo tão vasto que poderia perder tantas das suas subtilezas se não fosse exteriorizado e sentimo-nos imediatamente embrenhados nesse enorme universo fantástico que é a Orla do Mundo, desejando sempre beber mais do inspirador cálice deste autor. E o facto de serem curtos contos não nos dá quaisquer razões para nos cansarmos da sua leitura.

Uma excelente leitura, tenhamos nós uma tarde inteira pela frente ou uns meros dez minutos de intervalo. Quando começamos, queremos sempre ver o que nos vai surgir pela frente de seguida e desejaremos pertencer a um mundo de fantasia que nos vai parecer mais real e profundo que a realidade a que pretendemos fugir com esta leitura.

O Livro do Deslumbramento (Lord Dunsany)
Saída de Emergência
1ª edição – Agosto de 2007
192 páginas

Sem comentários: